"Quem cozinha em casa é mais minha esposa, minha sogra, minha mãe e a Vera, que nos ajuda", disse Rodrigo. A cozinha de dois ambientes, com pratos decorados nas paredes e muita cachaça nas prateleiras, é usada principalmente para o café da manhã, hora do dia em que ele e a mulher estão juntos. E quando bate a preguiça, morar ao lado do local de trabalho compensa: "Às vezes trago comida do Mocotó para comer em casa."
A cozinha
A simplicidade de Rodrigo e sua paixão por uma boa bebida estão presentes por toda a cozinha de sua casa. Não há nada de extravagante, e uma decoração clean com detalhes coloridos dá um toque divertido e agradável ao local.
Em várias estantes, muitas cachaças. A variedade é digna de um verdadeiro apreciador dessas iguarias - Rodrigo confessa que bebe pelo menos uma dose por dia.
Em sua geladeira, o destaque é a quantidade de alimentos dados de presente: uma compota de goiaba direto da fazenda, que o amigo trouxe; um licor Veuve Clicquot que o sogro preservou por 20 anos - e que agora serve para cozinhar; uma geléia de cachaça de Gonçalves, Minas Gerais, também um presente de amigo.
Do Nordeste, um típico bolo de rolo de goiaba. De ardido, um chipotle mexicano e até uma geléia de pimenta. Mas o que nunca pode faltar na geladeira de Rodrigo é um bom pedaço de queijo, que o paulistano de coração nordestino mostra com um sorriso no rosto.
Mas quem pensa que só de alimentos diferenciados vive um chef como ele, se engana. Sucos Sufresh, iogurte Activia, pizza ainda na caixa da entrega, restos de salada, cebola, tomate e até alho picado em potinho entregam a praticidade que todos procuram na hora de fazer uma refeição em casa.
Uma gaveta cheia de potes de papinha de nenê, destinados à sua filhinha de sete meses, poderia enganar os mais desavisados e levar à conclusão de que a pequena Nina vive de papinhas industrializadas. E é aí que entra o toque de mestre: todas as papinhas foram feitas pelo próprio Rodrigo, e todas com alto valor nutritivo. "Tem de mandioca, abobrinha, espinafre cozido em caldo de carne."
Como todo bom chef, Rodrigo não dispensa sua horta particular. Em pequenos vasos distribuídos pelos degraus da escada do lado de fora de casa, ele cultiva desde planta de agave (com a qual se faz tequila) e ora-pro-nobis (para refogados), até os mais usuais orégano, alecrim e manjericão, além de capim santo, hortelã e tomilho.
Já na despensa, é possível encontrar bolachas, chás, leite Ninho, Toddy, Maizena, macarrão, café forte e vinagre. E foi exatamente o macarrão que Rodrigo decidiu preparar em 15 minutos para o Terra, utilizando também abobrinha, tomate, castanhas e queijo, além dos temperos de cebola, alho, tomilho e orégano. Confira o passo a passo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário