Saiba como fazer uma boa dieta à base de vegetais.
Ao contrário do que muitos pensam, a culinária japonesa não é baseada apenas em sushis e sashimis. Na dieta dos japoneses há muitos vegetais. Segundo o nutricionista Paulo Nunes, são vegetarianas as pessoas que excluem da sua dieta carne e alimentos derivados. “Os ovolactovegetarianos consomem também ovos e leite, e os lacto-vegetarianos leite e lacticínios”, explica. Por auto-iniciativa ou por conselho de um médico, muitas pessoas seguem hoje em dia uma dieta vegetariana. Mas, isso pode ser uma verdadeira faca de dois “legumes”.
“Não existe problema seguir uma dieta vegetariana, mas ela precisa ser equilibrada”, afirma Nunes. Nesse caso, segundo ele, a dieta torna-se eficaz, pois equilibra os níveis de colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares e pode também evitar alguns tipos de câncer.
Uma dieta vegetariana pode ser benéfica, mas também pode trazer prejuízos para a saúde. “As proteínas, que são encontradas em grande quantidade nas carnes vermelhas, são fundamentais para o organismo. Elas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios e anticorpos”, afirma o especialista.
Além disso, é uma opção que torna-se carente em vitamina B12. “A B12 é uma vitamina fundamental para o nosso organismo. Para compensar, existem suplementos a serem tomados que repõem essas necessidades”.
Por isso, se você já segue ou pretende seguir uma dieta vegetariana, consulte um especialista. É a melhor maneira de levar uma vida saudável, sem que você precise abrir mão de alguns princípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário